terça-feira, 16 de outubro de 2001

PROGRAMAÇÃO

PALCO EXTERNO

14 h - BATE PAPO - CRIANÇAS VEGANAS e VEGETARIANAS
facilitador: Súlivan Sena (mãe vegana)

A ideia é reunir papais, mamães, gravidas, crianças VEGetariaANOs e simpatizantes para trocar experiências sobre alimentação e estilo de vida VEGetariANO, dicas de alimentação, dia a dia na escola, família, principais dificuldades, informações sobre suplementação sem produtos de origem animal, etc...
Uma ótima oportunidade para aproximar crianças e familias veg's, aprender e compartilhar conhecimentos e experiências!

16 h - BATE-PAPO - VEGANISMO e ESPORTES
facilitador: Leandro Sauer Carillo (tri-atleta vegano)

A ideia é reunir veganos, vegetarianos e simpatizantes para trocar experiencias sobre alimentação vegana por quem pratica esportes. Dicas de cardápios, treinos, principais dificuldades, informações sobre suplementação sem produtos de origem animal etc...
Uma ótima oportunidade de conhecer pessoas do meio VEGetariANO que praticam esportes!


COZINHA - OFICINAS CULINÁRIAS


15h00 - Oficina 'Fazendo Bolos sem Ovos', com Daniel Duran
Daniel Duran é cozinheiro. Tem seu trabalho voltado para a alimentação vegetariana. Atualmente trabalha com eventos e ministra cursos de culinária. http://www.vegmamute.com

16h - Oficina de Pão Integral, com Luisa Pereira
Luisa Pereira se tornou vegetariana aos 13 anos e desde então começou a se interessar por culinaria. Trabalhou como voluntaria no projeto Alimentos para Vida de distribuição de alimentos vegetarianos e também em diversos grupos de divulgação do vegetarianismo e direitos animais.
Em 2003, junto com outros amigos, criou o Grupo Veganas que trabalhava produzindo material informativo, organizando palestras, eventos e oficinas culinárias em escolas e centros culturais, por 2 anos realizaram o Rango Vegano, evento com vídeos, debates e oficinas culinárias.
Em 12 anos de vegetarianismo, trabalhou em diversos eventos e restaurantes com alimentação vegana e desde 2005 ministra cursos de culinária vegana e organiza o Bazar Vegano de final de ano em São Paulo. http://luisapedepera.blogspot.com


ANFITEATRO

12h - VÍDEO: Veganas - Instituto Nina Rosa

13h - PALESTRA: "Nutrição Vegetariana", com a Dra. Patricia Couceiro Santos

Patricia Couceiro Santos possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005) e Especialização em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein/SP (2006) e Pós-graduanda no Curso de Especialização Interdisciplinar em Saúde Pública pela FSP/ USP. Atualmente, atua como Nutricionista Clínica nos Centros de Terceira Idade da Prefeitura de São Caetano do Sul e Docente para Curso Técnico em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza e na Universidade de São Caetano do Sul na extensão Unimais. Autora de artigos sobre vegetarianismo e desenvolvimento de projetos na área de vegetarianismo e gerontologia, atuando como palestrante e Oficinas Culinárias sobre Soja e derivados, Pães integrais e patês, pizzas e culinária vegetariana. Contato: couceiropatricia@yahoo.com.br

14h30 - PALESTRA: Conversações: Veganismo e (in)dis-posições do Ser-aí no mundo, com Luanda Francine

Existimos e estamos aí - insistindo junto à animais e plantas. Nesse contexto, onde se insere a ética do veganismo, entre tantas posições do humano no mundo?

Luanda Francine é psicanalista com formação em filosofia, (des) educadora, gosta de fazer umas artes e de se maravilhar com a beleza da vida que insiste.


16h - PALESTRA: Universalização do acesso e mercado vegetariano, com Christian Saboia

Christian Saboia é sócio fundador e diretor executivo da Saboia Tecnologia da Informação. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, trabalhou em grandes empresas como a Microsoft e a Compaq e administra a Saboia há 16 anos. É especialista em planejamento estratégico, estratégias de comunicação, vendas complexas, gestão do conhecimento e melhores práticas em processos de negócios de multinacionais e organizações do conhecimento. Na SVB coordena o Departamento de Relações Institucionais e Acessibilidade e a Assessoria de Tecnologia da Informação em nível nacional, bem como coordena o grupo ConsciênciaVeg da SVB em São Paulo e é membro do Conselho Nacional.

17h30 - VÍDEO: Uma Vida Interligada - 12 min
Um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. Não contém cenas fortes. http://www.alifeconnected.org


QUADRA DE FUTEBOL

Das 12 às 18h - PARTIDAS DE FUTEBOL, com Autônomos FC

Criado por punks e anarquistas, desde 1º de maio de 2006, existe na Grande São Paulo um time de futebol autogestionado, com espírito anárquico. O Autônomos Futebol Clube, ou “Auto”, como é carinhosamente chamado por seus “fãs”. “Um time com ideal autogestionário, anti-racista, anti-fascista, contra o futebol mercadoria”, explica Kadj Oman, um dos fundadores do clube. Leia mais no site do Clube: http://www.autonomosfc.com.br/


SALA DE GINÁSTICA

15h - AULA de Alongamento Corporal, com Layza Soares

Estudou Ballet por mais de 10 anos, entre os anos 2003 e 2007 fez o curso de Pas de deux no Teatro Municipal de São Paulo.
No inicio das aulas de Balé se aprende e pratica alongamento que envolve todo o corpo. São técnicas de alongamento que proporcionam o desenvolvimento da consciência corporal, maior flexibilidade e até mesmo a liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais.
De forma mais teórica , é o estiramento muscular que possibilita um manejo facilitado no exercício evitando lesões. Para quem pratica alguns exercícios físicos o alongamento amplia a percepção corporal e desenvolve a capacidade de movimentação do corpo.
Os benefícios para quem realiza o alongamento são: diminuição de riscos de lesão por acidentes esportivos ou esforço repetitivo; corrige a postura; melhora a amplitude articular e a coordenação motora; melhora o sistema respiratório; equilibra o sono; ameniza a ansiedade e o estresse entre outros.
Todas as pessoas, tanto quem pratica algum esporte quanto aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade física, principalmente pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé e que realizam movimentos repetitivos.

16h30 -
AULA de Hatha Yoga, com a Profa. Carina de Oliveira Morales e Profa. Maria Lucia de Oliveira Morales, do Espaço Parvati
http://www.espacoparvati.com


OUTROS ESPAÇOS

BAZAR VEGANO - 12h às 18h
Pequenos produtores artesanais e empresas que oferecem produtos veganos, como roupas, acessórios, livros, cosméticos, etc... com a presença de ONGS que atuam na defesa dos direitos dos animais.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO - 12h às 18h
Diversas opções de alimentação vegana.

BAÚ DE DÁDIVAS - 12h às 18h
proponente: Ativismo ABC

A proposta é simples: ter um espaço em que as pessoas possam deixar objetos que já não usam mais (mas em bom estado) ou mesmo novos, e também possam retirar objetos que lhes interessem. Ninguém é obrigado a deixar nada ao pegar, nem a pegar nada ao deixar. Pode-se pegar o que quiser.
A intenção é contrariar a lógica da troca imediata no sistema mercantil. Bem como aproveitar objetos que já existem sem ter de produzir ou comprar.
O vínculo que se cria através dessa prática é muito mais aberto e a longo prazo, há um mistério sobre quem deu ou quem poderá retirar o que é doado (ainda que bilhetes, poemas e recados junto aos itens sejam bem-vindos), o que propicia um certo encantamento. As pessoas acabam criando vínculos com o lugar, e aos poucos com o ambiente e a comunidade que circunda o baú, estante, balcão ou "loja grátis". E os membros daquela comunidade também aproveitam para conseguir coisas interessantes gratuitamente.
Qualquer coisa em bom estado pode ser doada e isso vai desde livros, roupas, sapatos, bolsas, discos, CDs, peças de computador,artigos de cozinha, artesanato, o que vier!
O Ativismo ABC, na Casa da Lagartixa "Malagueña Salerosa", buscando favorecer a solidariedade, a gratuidade e a reciclagem, criou em 2004 um baú de dádivas, que mais tarde transformou-se numa estante de dádivas. A idéia foi baseada nas salas do "desapego" existentes em algumas okupas libertárias, e é análoga à proposta de "loja grátis" existente em outros lugares. Na experiência que temos na Casa da Lagartixa Preta, a tendência é que haja um aumento grande dos itens doados em um curto prazo (o que nos levou a trocar o baú por uma estante). O ritmo das retiradas pode ser lento, mas a longo prazo ele se estabiliza. Faça a sua em seu local de trabalho, escola, centro comunitário,local de reuniões, biblioteca etc. É muito fácil! http://www.ativismoabc.org/

VEDDAS-MÓVEL - 12h às 18h
O VEDDAS-MÓVEL é um veículo multimídia que leva a informação à população por meio da exibição de vídeos que mostram os bastidores da indústria da exploração animal, desde a alimentação e o vestuário até o entretenimento e a experimentação animal.

O VEDDAS-MÓVEL opera semanalmente e também é utilizado em manifestações, oficinas e outras ações de contato com o público.

7 comentários:

  1. Para a palestra nutricional vcs estão tentando chamar quem?

    ResponderExcluir
  2. Estamos em contato com alguns nutricionistas que tem na dieta vegana/vegetariana o foco do trabalho. Caso queira sugerir algum palestrante escreva pra gente decarnaval@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de me tornar vegetariana, sou muito simpatizante mas não tenho conhecimento de dietas ou como começar. Acredito que irei dar meus primeiros passos apartir desta feira. Gostei muito da idéia do baú das davidas, escolas carentes seriam ótimos lugares para a implantação desta. Trabalhei em uma em Mauá em que muitos alunos(crianças de 0 á 5 anos) não tinão calçados nem blusas para ir a escola. E outros com tanto!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante! so faltou o biochip da Ana Branco

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa para saber a programação completa. Fiquei muito alegre com o evento. Sou vegetariana e mãe. Estou criando meu filhinho dentro do meu estilo de vida. Espero poder conhecer mais sobre o dia-a-dia e conduzir esta educação de forma saudável.
    Quanto as aulas de yoga, já há mais informações? Já há instrutor(a)?

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda. A instrutora de yoga irá confirmar até o dia 27 a presença. Estamos torcendo.

    ResponderExcluir

Confira aqui uma entrevista sobre o I Festival Vegano do ABC
Veja aqui as fotos da primeira edição do Festival Vegano